ACERVO NACE CNV
Desde a conclusão das atividades da Comissão Nacional da Verdade (CNV), em 16 de dezembro de 2014, passou a se verificar, no Brasil e no exterior, intensa produção acadêmica com base no relatório e nos documentos coligidos pela comissão. Tais inciativas envolveram a descrição e a análise das atividades desenvolvidas pela CNV, a tradução do texto do relatório para outros idiomas e a pesquisa voltada ao aprofundamento e expansão dos resultados obtidos pela investigação conduzida pela comissão, no contexto dos estudos dedicados ao tema da justiça de transição.
Com o objetivo de coletar, sistematizar e difundir os documentos, do relatório e de informações sobre as atividades da CNV, o Instituto de Relações Internacionais da USP criou o NACE CNV Brasil e a UFF, por via do Observatório do Tempo Presente, é parceira do Núcleo, juntamente com outras universidades nacionais e internacionais.
Constituindo-se em atividade de extensão universitária, a difusão de informações sobre a CNV se dará por meio do acesso público a banco de dados a ser constituído por documentos disponíveis em arquivos públicos e privados, bem como pela produção acadêmica realizada no Brasil e em outros países.
As fontes aqui disponibilizadas são provenientes do fundo da Comissão Nacional da Verdade, localizado no acervo digital do Arquivo Nacional. Uma curadoria foi realizada para apresentação dos documentos digitalizados em pdf, em detrimento daqueles apresentados no formato de vídeo. O instrumento de pesquisa aqui apresentado é baseado na própria organização do acervo conforme o Plano de classificação dos documentos da Comissão Nacional da Verdade (Memorial descritivo do acervo: caixas 1 a 249. Brasília, 15 maio 2015. 14p. (cf. processo 08060.000034/2015-96). O trabalho foi realizado pelos bolsistas Alexander da Silva Braz, Daniel Costa Bezerra Ramos, Laís Nóbrega Gabetto de Sá e Rodrigo Farias de Marca da Silva. A revisão foi de Laís Nóbrega Gabetto de Sá e Rodrigo Farias de Marca da Silva. A supervisão foi de Angélica Müller.